Protocolo de solicitação de análises externas

Análises externas

O Laboratório Integrado de Meio Ambiente (LIMA), além de ser um laboratório estruturado para dar suporte ao ensino e a pesquisa no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS), desenvolve extensão universitária através de projetos que visam auxiliar a comunidade na interpretação de questões ambientais e de saneamento. Por meio de estudos da qualidade de águas naturais, águas potáveis, esgoto doméstico, esgoto industrial e análises de gases, a equipe do LIMA colabora com o empoderamento da sociedade provendo informações técnicas de qualidade.

Na condição de não ser um laboratório credenciado pelo Inmetro, as atividades realizadas pelo LIMA classificam-se como atividades de extensão, sendo as análises efetuadas de caráter meramente consultivo do/para o requerente e por isso não possuem nenhum valor legal e jurídico e tampouco devem ser aplicados a tal fim. As nossas atividades laboratoriais não têm fins lucrativos e o valor arrecadado com o pagamento das análises é utilizado em sua totalidade na compra de materiais de laboratório e manutenção de equipamentos.

Para empresas e laudos pericias, sugerimos que os interessados procurem laboratórios credenciados e profissionais habilitados por seus respectivos conselhos.

Como proceder para requisito de análise:

Para solicitar uma análise o requerente deve, primeiramente, informar através do formulário de contato os seguintes dados: nome, telefone, e-mail para contato, objetivo da análise, local da coleta da amostra e se possui algum parâmetro específico que gostaria de analisar.

Após o envio do e-mail, o LIMA entrará em contato informando o orçamento das análises e as possíveis datas de realização. Em um primeiro momento, para a situação de verificação da potabilidade da água, faz-se um teste bacteriológico que compreende a quantificação de coliformes totais e fecais. Caso o mesmo seja positivo, as análises são concluídas, pois significa que a água não é potável. Caso o teste seja negativo, são realizadas outras análises físico-químicas para constatar a qualidade da água em questão.

As instruções de como proceder para a coleta da água utilizada na etapa de análise bacteriológica serão feitas pessoalmente, conforme horário agendado previamente com um dos técnicos do laboratório.